A Associação de Instrução e Recreio da Ribeira da Mata foi fundada no dia 18 de Outubro de 1965, em pleno regime político de Estado Novo.
Antes de abrir as suas portas, os primeiros fundadores viram-se obrigados a criar um "Livro de Estatutos".
Já com 47 anos desde que foram criados, pode ler-se nos primeiros estatutos da Associação Ribeirense, a forma como esta evoluiu nos seus primeiros anos de vida. O primeiro livro de estatutos é composto por dez capítulos e por 37 artigos; pode observar-se uma série de regras com o intuito de servir de guia para as actividades e funcionamento da associação.
PRIMEIRO LIVRO DE ESTATUTOS DA AIR RIBEIRENSE |
CAPÍTULO I
Art.º 1.º – E’ fundado no lugar da Ribeira da Mata, concelho de Soure, uma Associação de Instrução e Recreio que se denominará «ASSOCIAÇÃO DE INSTRUÇÃO E RECREIO RIBEIRENSE».
Art.º 2.º – Funcionará em edifício próprio construído a expensas do povo da Ribeira da Mata, em terreno doado, para esse fim, pelo Senhor José Pedro Andrade.
Art.º 3. – Os seus fins são proporcionar instrução e recreio aos seus associados por meio de leituras, bailes, récitas e jogos autorizados pela lei.
Art.º 4. – A Associação compõe-se de sócios contribuintes e sócios beneméritos.
§ 1.º – São sócios contribuintes os que contribuem com uma cota mensal a partir de Esc. 2$50 (dois escudos e cincoenta centavos). São sócios beneméritos os que à Associação prestaram valiosos serviços ou cedam duma só vez avultadas importâncias ou valores.
por Fábio Lourenço
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário a esta notícia.