CAMPEÕES DISTRITAIS DE FUTSAL, INATEL Coimbra - 2012/13 § 2º LUGAR TAÇA, INATEL Coimbra - 2012/13 § Derrota no Playoff de apuramento para Fase Nacional - 2012/13

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CULTURA POP: Domínio Público

Depois de no primeiro post ter abordado uma história de Hollywood relacionada com o filme Star Trek - Além da Escuridão, desta vez falarei sobre o que é o "Domíno Público".

Para quem não sabe, considera-se o Domínio Público o conjunto de obras culturais, de tecnologia ou de informação (livros, artigos, obras musicais, invenções e outros) de livre uso comercial; no caso de Portugal, qualquer obra torna-se de Domínio Público ao fim de setenta anos após a morte do seu criador, mesmo que a obra só tenha sido publicada ou divulgada postumamente. O direito de autor sobre obra atribuída a pessoa colectiva caduca setenta anos após a primeira publicação ou divulgação lícitas.

Para quem me conhece sabe que eu gosto de ler um bom livro, logo se for de graça ainda melhor, e com o advento dos iphones, ipads, e outras geringonças começa por aí; é possível ter imensas obras literárias sem dar um único euro por elas, para visualizar numa ida ao medico, num engarrafamento, numa situação em que não se tem nada que fazer... por este motivo deixo-voa aqui duas hiperligações onde se pode fazer o download legal de obras literárias.
Este grande e valioso projecto tem cerca de 500 obras em português, no entanto, o seu grande atractivo são as 40.000 obras, assim como as parcerias que  permitem ler obras de todo o Mundo.

É um site gratuito, sem qualquer tipo de registo; aproveito ainda para divulgar a lista que inclui todos os livros em português - Livros Portugueses.

1. Clicar no livro que quer; 2. Escolher o tipo de ficheiro que quer (html, epub, txt, kindle, etc); 3. Ler ou fazer o download... muito fácil de utilizar!

Fernando Pessoa, Camilo Castelo Branco, Luís Vaz de Camões, Gil Vicente... são alguns dos autores que se podem ler neste site.

Fonte: Project Gutenberg, Wikipédia

por César Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário a esta notícia.