Rancho Folclórico da Ribeira da Mata
O Rancho Folclórico da Ribeira da Mata foi fundado em 1971 por um grupo de rapazes e raparigas da aldeia. Com a sua boa vontade, alegria, dedicação e ajuda dos mais velhos, ensaiaram danças e cantares com o objectivo de alegrar as festas em honra de Santo António, santo padroeiro de Ribeira da Mata.
Nesta altura, o objectivo não passava pela formação de um grupo folclórico. Só mais tarde, com a criação de uma direcção que promoveu a recolha de trajes, danças e cantares da região, se veio a consumar a iniciativa da criação do Rancho Folclórico de Ribeira da Mata. A colaboração de toda a população, especialmente a dos mais velhos que melhor retrataram vivências ancestrais, assumiu primordial importância.
Na sua labuta diária os homens ocupavam-se predominantemente das actividades silvícolas como a colheita da resina dos pinheiros utilizada posteriormente na produção do pez preto (matéria-prima utilizada no revestimento dos barcos de pesca na Figueira da Foz e Rio Mondego). As mulheres tratavam dos animais e da pastorícia, dedicavam-se à vida doméstica, ocupando-se da casa, dos filhos e da preparação das refeições (jantar, merenda e ceia).
O Rancho Folclórico da Ribeira da Mata procura retratar esse dia-a-dia ancestral de que a vindima, as ceifas, a colheita da resina e as romarias faziam parte. Através das figuras do lavrador, do pastor, do resineiro, da mondadeira, da ceifeira, da lavadeira, da mulher dos bicos que vendia feixes de bicos em troca de farinha ou pão e da mulher da eira, que tinha a seu cargo as colheitas, recriando as vivências do povo desta região através dos seus hábitos e costumes evocando as suas danças e cantares tradicionais.
Símbolo do Rancho Ribeirense
Sabe mais sobre o Rancho Folclórico da Ribeira da Mata em: www.facebook.com/rancho.ribeiradamata
>>> Festival de Folclore
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário a esta notícia.