Faz hoje exatamente 20 anos, que o lugar de Ribeira da Mata viu inaugurada a sua rede de Abastecimento de Água Domiciliária. Um marco que nos anos que correm é tão vulgar e subvalorizado, mas que na altura, foi extremamente importante para um melhor enriquecimento das infrastruturas básicas e do bem-estar dos habitantes da localidade.
"À imitação dos últimos domingos, calhou a vez no passado dia 7 à povoação da Ribeira da Mata de inaugurar a sua rede de Abastecimento de Água Domiciliária.
Este lugar, encravado numa zona de pinhal e pertencente a duas freguesias, de Figueiró do Campo e Vila Nova de Anços, viu assim, satisfeito um dos seus maiores desejos."
... pode ler-se na edição Nº 209 do Ano XIII, do dia 12 de Março de 1993, do já extinto Jornal Semanário Entre Rios, Órgão Regionalista do Baixo Mondego, que todas as sextas-feiras divulgava toda a informação dos concelhos de Soure e Montemor-o-Velho.
Segundo o Jornal Entre Rios, neste marco histórico para a população Ribeirense, estiveram presentes diversas individualidades políticas e privadas, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Soure da época, Firmino Ramalho. O evento foi vivido de um modo simples, e o mais importante foi mesmo o enriquecimento das infraestruturas básicas e de bem-estar social no concelho de Soure, mais concretamente no lugar de Ribeira da Mata.
CONCELHO DE SOURE
Também nesta edição do jornal, pode ler-se um artigo sobre o abastecimento de água no concelho de Soure.
Na altura, o concelho de Soure procurava colmatar algumas lacunas que se esbatiam sobre a sua população. Uma das lacunas incidia na falta de água em algumas freguesias.
O jornal Entre Rios cita em concreto as freguesias de Granja do Ulmeiro e Alfarelos, que na altura tinham um deficiente abastecimento de água domiciliária, com cortes ou falta de água.
No mundo em que agora vivemos, estes marcos são subvalorizados, tamanha a qualidade de vida que temos; mas na altura, a chegada da rede de abastecimento de água domiciliária era considerada um enorme passo na melhoria da qualidade de vida da população.
Comparando com o agora, para a maior parte da população, este passo era mais importante do que atualmente ter Internet, ter um automóvel...
por Fábio Lourenço
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário a esta notícia.