A Associação de Instrução e Recreio da Ribeira da Mata promoveu no passado Domingo a II Prova de Vinhos Ribeirenses, vinhos estes produzidos no lugar de Ribeira da Mata.
Depois do sucesso vivido na primeira edição realizada em 2009, a Associação Ribeirense voltou a pôr à prova os vinhos Ribeirenses. Dezasseis foram os vinhos que concorreram ao prémio de "Melhor Vinho Ribeirense".
O "aspecto", a "cor", a "espuma", o "aroma" e o "paladar"... cada um analisou e degustou à sua maneira as dezasseis castas presentes nos vinhos Ribeirenses, que anonimamente se fizeram representar.
II PROVA DE VINHOS RIBEIRENSES: Mais que uma prova, um convívio |
Para acompanhar a prova, a organização providenciou alguns petiscos aos participantes. Moelas, orelha ensalsada, azeitonas, foram alguns dos petiscos que enganaram o estômago dos provadores.
Muito se analisou durante a prova de vinhos, com muitas histórias para contar. Destaque para o vencedor e o segundo classificado, que confundiram os seus vinhos, o que gerou um grande momento de garganhadas entre os próprios e os participantes.
Mas no final só um vinho poderia sair vencedor, e depois de encerradas as urnas e contados os votos, foi novamente o produtor José Mateus Ferreira que venceu o prémio para "Melhor Vinho Ribeirense".
"MELHOR VINHO RIBEIRENSE" - José Mateus Ferreira vence pela segunda vez |
O melhor que se faz nas nossas terras e que se vai mantendo como tradição, deve ser protegido e valorizado. Depois de terminada mais uma prova de vinhos, fica a certeza que é um evento com tudo para continuar.
por Fábio Lourenço
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário a esta notícia.