Comemora-se hoje, dia 14 de Novembro, o Dia Mundial da Diabetes. A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue e já é apelidada da epidemia deste século.
Dia Mundial da Diabetes |
Esta doença pode manifestar-se de várias formas. A Diabetes Tipo 1, conhecida como Diabetes Insulino-Dependente, caracteriza-se por haver uma incapacidade do organismo em produzir insulina. As pessoas com este tipo de Diabetes necessitam de terapêutica com insulina para toda a vida, uma vez que o pâncreas não a consegue produzir.
Na Diabetes Tipo 2, conhecida como Diabetes Não-Insulino Dependente, o pâncreas é capaz de produzir insulina, mas a alimentação incorrecta e a vida sedentária, com pouco ou nenhum exercício físico, tornam o organismo resistente à acção da insulina, obrigando o pâncreas a trabalhar mais, até que a insulina que produz deixa de ser suficiente. Nessa altura surge a Diabetes.
Durante o período de gravidez, pode desenvolver-se a Diabetes Gestacional. Esta forma de diabetes surge em grávidas que não apresentavam esta doença antes da gravidez e, habitualmente, desaparece depois desta.
Sinais e sintomas, factores de risco e como prevenir-se na Diabetes |
SINAIS E SINTOMAS:
- Urinar em grande quantidade e mais vezes;
- Sede constante e intensa;
- Fome constante e difícil de saciar;
- Sensação de boca seca;
- Fadiga/"Falta de energia";
- Comichão no corpo, sobretudo ao nível dos orgãos genitais;
- Visão turva;
- Perda de peso.
FACTORES DE RISCO:
- Obesidade
A obesidade é dos mais importantes factores de risco para o desenvolvimento da Diabetes Tipo II, bem como para o Diabetes Gestacional.
- Sedentarismo
Tal como a obesidade, o sedentarismo está directamente relacionado com o surgimento da Diabetes Tipo II. A inactividade física reduz a tolerância à glicose, e o exercício físico a melhora.
- Fastores Genéticos e Familiares
Os factores genéticos e familiares são factor de risco no desenvolvimento desta patologia. Um indivíduo que tem na sua família alguém com Diabetes, tem uma maior probabilidade de desenvolver a doença.
PREVINA-SE:
Para não desenvolver Diabetes é essencial ter uma vida saudável. Uma alimentação saudável conjugada com a prática de exercício físico é um grande passo contra os factores de risco obesidade e sedentarismo.
Fontes: Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, Instituto de Diabetes de Joinville
por Fábio Lourenço
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário a esta notícia.